Os ejetores são basicamente bombas fluidodinâmicas que utilizam a energia cinética de um fluido (denominado primário) para manter o fluxo de um segundo fluido (denominado secundário) através de um salto positivo de pressão. Segundo o tipo de fluido - vapor, gás ou líquido, os ejetores recebem denominações específicas, muito embora o nome geral de ejetor seja aplicável em todos os casos.
Exemplos: o "termocompressor" é um tipo de ejetor onde o fluido motor é o mesmo vapor (ou gás) que aspira, muito aplicado em evaporadores de vários estágios. Já o "ventilador - ou exaustor - a jato de vapor" é outro tipo de ejetor que movimenta grande vazão de gases com pequeno diferencial de pressão (exatamente como os ventiladores mecânicos)
Devido às suas origens históricas e pelo fato de seu uso ser o mais difundido, é denominado EJETOR à função de vapor aspirando ar - ou outros gases - para geração de våcuo.
A ROMENKO elabora as melhores opções técnico-econômicas para especificar ejetores a vapor em simples ou em múltiplos estágios, com intercondensadores barométricos de contato direto ou de superfície. Fale conosco e teremos o maior prazer em atender à sua consulta.
Entre em contato